Estar com pressa o tempo todo drena sua energia. Se preocupar com coisas que estão fora do seu controle acabam por estressá-lo. Se você quiser reduzir o estresse e se tornar mais calmo e paciente, coloque as seguintes dicas em prática:

Relaxe.

Isso que parece o fim do mundo neste momento? Não é (promessa). Tentar entender sobre a situação em que você se encontra não vai adiantar nada porque você já está nela, então relaxe.

Leia também: 8 benefícios inesperados da sauna

Respire.

Na próxima vez que em que aparecer uma situação estressante e que o faça ansioso, pare o que está fazendo por um minuto e execute as seguintes etapas:

Inspire e expire por cinco vezes (veja sua barriga saindo a cada respiração).

Imagine todo esse estresse deixando seu corpo com cada exalação.

Sorria. Nem que seja um sorriso falso. É muito difícil ficar mal-humorado com um sorriso no rosto.

Sinta-se à vontade para repetir as etapas acima todas as horas no trabalho ou em casa, se você precisar.

Solte-se.

Após a sessão de respiração, faça uma rápida análise do corpo para identificar as áreas que estejam tensas (mandíbulas ou ombros por exemplo). Toque ou massageie suavemente qualquer parte do corpo que esteja sob tensão para incentivar o relaxamento total (pode ser interessante imaginar que você está em um lugar que o acalme: uma praia, banheira de hidromassagem etc.).

Mastigue lentamente.

Desacelere durante o jantar se quiser aprender a ser paciente e perder peso. Comer rápido é uma maneira infalível de ingerir mais alimento do que você precisa (e ter uma dor de barriga). Esteja consciente ao sabor, textura e aroma de cada prato. Mastigue lentamente enquanto você tenta adivinhar todos os ingredientes que foram usados ​​para preparar o seu prato. Mastigar lentamente também irá reduzir os desejos noturnos de comer besteira.

Aproveite o caminho.

Concentrar-se no resultado final pode se tornar cansativo. Divida-o em vários mini-objetivos para que você tenha diversos motivos para comemorar. Sempre que se der um feedback positivo fará com que tenha mais paciência, permanecer focado e encontrar mais alegria no processo até o resultado final.

Veja o quadro completo.

Na próxima vez que você encontrar seu nível de estresse disparando, respire fundo e pergunte a si mesmo:

Quando isso será importante para mim?

Semana que vem?

Próximo mês?

Próximo ano?

Em 10 anos?

Dica: Não será. Eu aposto que a maioria das coisas que tiram o seu sono não importará na próxima semana (talvez nem mesmo no dia seguinte). Pare de agonizar sobre coisas que você não pode controlar, porque você está apenas se machucando.

Pare de ser perfeccionista.

Você não é perfeito e está tudo bem. Mostre-me uma pessoa que diz ser perfeita e vou mostrar-lhe uma pessoa mentirosa. Exigir a perfeição de você mesmo (ou qualquer outra pessoa) só irá estressá-lo, porque simplesmente não é possível.

Pratique a paciência todos os dias.

Abaixo estão algumas maneiras fáceis de praticar a paciência todos os dias, aumentando sua capacidade de permanecer mais calmo diante do estresse:

A próxima vez que você for ao supermercado, entre na fila mais longa.

Em vez de passar pelo drive-thru de algum restaurante, entre.

Faça a caminhada mais longa do parque.