Embora as evidências históricas constituam um terreno sólido para acreditar nos benefícios das saunas nas Américas, sua origem é atribuída principalmente à Europa, particularmente nos países nórdicos. A cultura da sauna finlandesa está bem estabelecida e reconhecida no mundo todo. Independentemente de onde tenha surgido, a utilização de saunas se espalhou pelo planeta nos tempos modernos. Isto é devido ao reconhecimento dos benefícios para a saúde, recomendado tanto por terapeutas quanto por pessoas comuns.

As saunas são basicamente pequenas salas aquecidas, que podem ser secas ou molhadas. Neste artigo, analisamos alguns dos benefícios inesperados da sauna.

1. Saunas eliminam toxinas.

Uma das maneiras pelas quais o corpo humano elimina toxinas do corpo é através do suor. E suar de maneira profunda é uma forma extremamente eficaz de remover as toxinas que o corpo possa ter absorvido. Suamos porque nosso corpo tende a fazer de tudo para manter nossa temperatura corporal dentro da faixa da normalidade – brigando assim com a temperatura extrema presente na sauna.

2. Saunas ajudam na perda de peso.

Sauna terapia é uma ótima maneira para perder peso com o mínimo esforço. Durante um banho de sauna, a freqüência cardíaca aumenta substancialmente devido ao calor seco. Estudos científicos sugerem que uma sessão de 20 minutos em cerca de 76 graus Celsius resulta na queima de calorias. O metabolismo do corpo acelera-se de forma semelhante à do exercício físico, fazendo da sauna um ótimo método para manter-se saudável.

3. Saunas tornam o sistema imunológico mais forte.

Outro principal benefício da sauna é no auxílio de um sistema imunológico mais forte. As sessões de sauna ajudam na produção de glóbulos brancos. O corpo se defende de infecções e doenças através desses glóbulos, que formam parte do sangue. Dessa maneira, é possível afirmar que usuários regulares de sauna se tornam mais saudáveis e resistentes.

4. Saunas promovem interação social.

Este benefício pode não ser o mais adequado para os usuários de sauna privada. No entanto, elas fornecem um ótimo meio de interação social entre amigos e familiares, seja após a academia, ou durante um fim de semana na casa de montanha.

5. Saunas ajudam a melhorar o desempenho durante os esportes de resistência.

Nosso corpo tem um certo nível de tolerância ao calor. O uso regular de saunas aumenta o limiar de tolerância ao calor. Isso leva a melhor desempenho nos esportes de resistência, reduzindo o cansaço e mantendo o nível de energia por um maior período de tempo.

Leia também: Os hábitos da felicidade

6. Saunas tornam o cabelo mais bonito.

Temos uma glândula especial chamada glândula sebácea em nosso couro cabeludo, que libera compostos que auxiliam no condicionamento e hidratação dos cabelos. Passar algum tempo na sauna ativa esta glândula, que então liberará esses compostos, ajudando na aparência do cabelo. Não há necessidade de gastar uma fortuna em produtos de cabelo.

7. As saunas ajudam na recuperação dos exercícios.

Hoje em dia, diversas academias oferecem saunas para os seus clientes e há boas razões para isso. Os resíduos metabólicos são eliminados durante a transpiração. O fluxo de sangue tende a seguir para os músculos, ajudando-os a se recuperar rapidamente da fadiga.

8. As saunas ajudam você a parecer mais jovem.

As saunas são uma ótima maneira de exercitar a pele. À medida que envelhecemos, mais células mortas se acumulam nos poros da pele, tornando-a menos elástica. Algumas sessões na sauna melhoram o fluxo de sangue para a nossa pele, o que ajuda o crescimento de pele nova. Isso nos ajuda a parecer mais jovem!