Você já ouviu pessoas criticando suas escolhas ao tomar bebidas com cafeína como chá e café? Embora exagerar em qualquer coisa tenha consequências negativas, tomar uma xícara extra de chá preto pode não ser tão ruim quanto você pode ter imaginado.

Pessoalmente, eu amo minha xícara perfeita de chá. É como eu gosto de começar o meu dia – não para me ajudar a acordar, mas porque eu gosto de desfrutar de um bom copo de alegria pela manhã. Quando se trata de chá de ervas, verde ou preto, diferentes coisas se adequam a pessoas diferentes e a recomendação de um médico nunca deve ser contradita, mas para a maioria de nós, tomar uma xícara ou duas de chá preto pode, de fato, ser uma escolha de vida saudável, como alguns estudos mostraram.

O chá verde e o preto são feitos de um arbusto chamado Camellia Sinesis, mas com diferentes métodos de processamento. Além das folhas que estão secas, enroladas e aquecidas, as folhas de chá preto são fermentadas antes do processo final de aquecimento.

Abaixo estão 11 benefícios para a saúde em tomar uma ou duas xícaras de chá preto regularmente, porém deve-se notar que é recomendado consumir o chá preto sem aditivos como o leite ou o açúcar para aproveitar verdadeiramente seus benefícios.

1. Saúde bucal

Estudos financiados pela Tea Trade Health Research Association sugerem que o chá preto reduz a formação de placas e restringe o crescimento de bactérias que promovem a formação de cavidades dentárias e cáries. Os polifenóis encontrados no chá preto matam e eliminam as bactérias causadoras de cavidades, além de dificultar o crescimento de enzimas bacterianas que formam o material parecido ao da placa que gruda em nossos dentes.

2. Um coração melhor

Conforme relatado por L. Arab e colaboradores em 2009 no artigo intitulado “Consumo de chá verde e preto e risco de derrame cerebral: uma meta-análise”, observa-se que, independentemente do país de origem, os indivíduos que consumiram 3 ou mais xícaras tinham um risco 21% menor de sofrer um derrame do que as pessoas que consomem menos de 1 xícara de chá verde ou preto por dia.

3. Antioxidantes

O chá preto contém polifenóis, que também são antioxidantes que ajudam a bloquear danos no DNA associados ao tabaco e outros produtos químicos tóxicos. Esses antioxidantes são diferentes daqueles encontrados em frutas e vegetais e, portanto, como parte regular da nossa dieta, eles podem oferecer benefícios extra para um estilo de vida saudável.

4. Prevenção do câncer

Embora seja necessária muita pesquisa para sugerir com confiança técnicas de prevenção do câncer, algumas pesquisas ao longo dos anos sugerem que os antioxidantes, como o polifenol e as catequinas no chá, podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. Foi apontado que as mulheres que bebem chá preto regularmente têm menor chance de câncer de ovário do que as demais.

5. Ossos saudáveis

Foi também apontado que os que bebem chá regularmente têm ossos mais fortes e menor probabilidade de desenvolver artrite devido aos fitoquímicos encontrados no chá.

6. Menor risco de diabetes

Com base em um estudo de pesquisa realizado com pessoas idosas que vivem nas ilhas do Mediterrâneo, viu-se que pessoas que haviam consumido chá preto a longo prazo em um nível moderado (entre uma e duas xícaras por dia) tiveram uma chance 70% menor de ter ou desenvolver diabetes tipo 2.

7. Alívio do estresse

Todos conhecemos bem sobre os benefícios calmantes e relaxantes do chá preto. Não só ajuda alguém a relaxar depois de um longo dia, mas estudos mostram também que o aminoácido L-Teanina encontrado no chá preto pode ajudar a inclusive se concentrar melhor. O chá preto também é utilizado para reduzir os níveis do hormônio do estresse cortisol quando consumido em quantidades moderadas regularmente.

8. Melhor sistema imunológico

O chá preto contém antígenos de alquilamina que ajudam a reforçar nossa imunidade. Além disso, também contém taninos que têm a capacidade de combater os vírus e, portanto, nos manter protegidos contra a gripe, a gripe estomacal e outros vírus comumente encontrados no dia-a-dia.

9. Digestão saudável

Além de melhorar seu sistema imunológico, os taninos também têm um efeito terapêutico sobre doenças gástricas e intestinais e também ajudam a diminuir a atividade digestiva.

10. Aumento de energia

Ao contrário de outras bebidas que têm um teor de cafeína relativamente maior, as baixas quantidades encontradas no chá podem ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro sem sobrecarregar o coração. Também estimula o metabolismo e o sistema respiratório, bem como o coração e os rins.

11. Fator de felicidade

Se uma xícara perfeita de chá faz você sorrir e acalenta seu coração, então, que mal poderia fazer?

Leia também: 13 melhores alimentos para aumentar a energia e te ajudar a ficar disposto o dia todo