Todos ouvimos dizer que dinheiro não pode comprar felicidade. As coisas materiais do mundo podem trazer sentimentos temporários de excitação e alegria, mas se você não possuir uma atitude interna voltada para ser feliz, esses sentimentos não durarão. Talvez a própria felicidade seja uma decisão pessoal que geralmente possa ser mantida, independentemente da influência externa. Mas, na minha experiência, o dinheiro definitivamente pode afetar como você se sente no momento e no longo prazo. E embora o dinheiro seja frequentemente visto como um inimigo da felicidade, aqui estão quatro maneiras reais de fazê-lo mais feliz.

1. Você pode dar dinheiro para outras pessoas

Uma das melhores coisas que você pode fazer com dinheiro é doar. Sim, é contra intuitivo, mas doar dinheiro pode realmente trazer mais felicidade do que ganhar dinheiro em primeiro lugar. Você terá que decidir por si mesmo em que nível de doação deseja participar, mas pode ser tão simples quanto pagar pelo almoço de um amigo. Mesmo pequenos atos de serviço e bondade ajudarão a construir sua felicidade pessoal.

via GIPHY

Outro benefício de dar dinheiro é a criação de uma atitude mais saudável em relação ao dinheiro em geral. Você pode cultivar o hábito de doar e entender que mais dinheiro virá. De fato, muitos livros e pensadores, que falam sobre a ideia da lei da atração afirmam que doar dinheiro o ajudará a ganhar mais dinheiro, pois você está constantemente projetando um sentimento de abundância e riqueza. Uma atitude de abundância e doação pode impedir o egoísmo e os sentimentos negativos que a acompanham.

2. Você pode suprir suas necessidades básicas

Há uma diferença entre comprar um bife e comprar uma lata de feijão, assim como há uma diferença entre comprar uma Ferrari e comprar um Honda Civic surrado. Embora as compras de luxo possam trazer felicidade incremental, sua qualidade de vida e seus níveis de felicidade podem variar bastante entre os estágios do bem-estar e a compra de sua própria comida.

via GIPHY

Há algo muito empoderador em prover suas próprias necessidades básicas. Pense na transição entre o ensino médio e a faculdade ou a vida adulta. Para a maioria das pessoas, elas têm a oportunidade de abrir as asas e deixar o ninho. Onde os pais forneceram comida e abrigo, agora o indivíduo deve cuidar de si próprio. E, embora possa ser assustador e estressante às vezes, há uma sensação real de realização quando você encontra seu primeiro apartamento ou compra seu primeiro carro. Elas não precisam ser extravagantes, mas cuidar de suas próprias necessidades básicas cultiva confiança e autoestima. Ninguém gosta de sentir que não pode cuidar de si mesmo, e o dinheiro pode ajudá-lo a evitar esse sentimento.

3. Você pode se livrar da dívida

Uma das coisas mais prejudiciais que podem acontecer na vida de uma pessoa é ficar presa em dívidas. Cartões de crédito, carros novos, férias, contas médicas, eventos inesperados da vida, desemprego, vícios de compras e muito mais podem levar a dívidas incapacitantes. E, quando você está endividado, os juros começam a se acumular, deixando você em um ciclo terrível que pode ser extremamente difícil de parar.

via GIPHY

Enquanto o uso indevido de dinheiro pode te endividar, o oposto também é verdadeiro. Usar o dinheiro com sabedoria pode libertá-lo da dívida e ajudá-lo a criar um futuro financeiro mais brilhante. Torne seu ano livre de dívidas usando essas dicas para quitar dívidas. Embora possa ser um longo caminho para se livrar das dívidas, você pode ajudar a manter a motivação pensando em como será sua vida quando não deve nada a ninguém e você tem total controle sobre suas próprias finanças.

4. Você pode fazer algo pessoalmente significativo

Por fim, considere maneiras pelas quais você pode usar dinheiro para fazer algo muito pessoal em sua vida. Pense em um grande objetivo que lhe traga alegria e um sentimento de satisfação. Por exemplo, como você se sentiria capaz de ajudar a pagar para que seus filhos passassem pela faculdade? Como você se sentiria capaz de iniciar sua própria organização sem fins lucrativos? Como seria criar seu próprio negócio ou tornar seu próximo aniversário ainda mais especial?

via GIPHY

O dinheiro tem o poder de ajudá-lo a alcançar objetivos que podem trazer mais significado à sua vida. Tente mudar sua mentalidade de uma atitude materialista para uma atitude de encontrar significado por meio do dinheiro. Isso ajudará na próxima vez que você for tentado com uma compra por impulso no shopping. Quando você mantém em mente seus objetivos de vida mais amplos, fica mais fácil evitar compras rápidas que podem realmente diminuir sua felicidade a longo prazo.

Na próxima vez que você ouvir alguém dizer que o dinheiro não compra felicidade, pense em algumas dessas ideias. Quando você tem uma visão saudável do dinheiro focado em dar aos outros, suprir suas próprias necessidades, ficar livre de dívidas e alcançar objetivos pessoalmente significativos, você pode achar que o dinheiro pode realmente melhorar sua felicidade e aumentar sua qualidade de vida.