Uma das únicas constantes em nossa vida é a mudança. Não podemos evitar, e quanto mais adiamos, pior a vida vai ficando.

Acredite em mim, eu sei exatamente do que estou falando. Eu já fui “especialista” em adiar mudanças em minha vida.

Nós estamos cercados pela mudança, e é uma das coisas que tem mais impacto em nossas vidas. Em algum momento da sua vida a mudança vai te alcançar, não existe escapatória e quando isso acontecer você irá ser forçado a reconsiderar como você deve viver a sua vida.

A mudança pode chegar na sua vida como um resultado de um crise, seja aleatoriamente ou por uma escolha pessoal. Seja como for, você irá ser forçado a realizar uma escolha, mudar ou não? Eu acredito que é sempre melhor fazer mudanças em sua vida quando você escolhe ao invés de ser forçado.

Entretanto, nós não podemos evitar o inesperado (crises por exemplo), pois são esses tipos de eventos que mudam a maneira de como enxergamos a vida. 

É o nosso poder de escolha que nos permite fazer mudanças positivas em nossas vidas. 

Quanto mais oportunidades nós criamos mais fácil é se sentir realizado e feliz.

Mas afinal, como mudar a sua vida? Aqui estão 10 coisas que você pode fazer para melhorar a sua vida de vez.

1. Encontre seu propósito na vida.

Invista seu tempo tentando entender o que é importante para você e por quê essas coisas tem importância.

O que você deseja alcançar? Quais são seus sonhos? O que te faz feliz?

O significado que você dá para a sua vida consegue lhe dar propósito e te deixar na direção de como você quer viver a sua vida. Sem propósito, você irá passar o resto da sua vida se questionando, sem direção, foco ou sentido.

2. Faça um quadro dos sonhos.

Quando nós éramos crianças, sonhávamos o dia todo. Éramos habilidosos para sonhar e visualizar o que queríamos ser quando crescer! Acreditávamos que tudo era possível.

E então nós crescemos, viramos adultos, e perdemos nossa capacidade de sonhar. Nossos sonhos se esconderam e começamos a achar que tudo que havíamos planejado seria impossível. 

Um quadro dos sonhos é uma ótima maneira de recomeçar a acreditar em si mesmo. Ver nossos sonhos todos os dias em um quadro, traz eles de volta à “vida”. Os sonhos podem ser reais de quando começamos a acreditar na possibilidade de fazer dar certo.

3. Defina metas para alcançar seus sonhos.

Quando você descobre o que é importante em sua vida e quais são seus sonhos, você precisa agir a favor disso, além é claro de criar metas para o curto, médio e longo prazo. É através da definição dessas metas que você irá conseguir alcançar os seus sonhos.

Lembre-se, seus objetivos podem mudar, sempre seja flexível com o que você escolhe para a sua vida. Os pequenos passos que você toma são responsáveis pelas mudanças em sua vida. 

4. Se esqueça dos seus arrependimentos.

Os arrependimentos só servem para te prender. Ter remorso de coisas que já aconteceram só serve para te fazer esquecer do seu presente e futuro.

Você não pode mudar as coisas que você já fez ou deixou de fazer, então esqueça! A única coisa que você tem controle agora é como vai viver seu presente e futuro.

Eu já tive uma lista das coisas que me arrependi, e então eu descobri o teste da bexiga, e meus remorsos foram embora.

O teste da bexiga é bem simples, pegue algumas bexigas e escreva algum arrependimento que você tenha, depois solte a bexiga no ar e diga adeus para sempre para aquele arrependimento.

Um exercício muito simples e poderoso, que funciona e pode mudar a sua vida.

5. Tente fazer coisas realmente assustadoras.

Esse aqui é especialmente para você que não consegue sair da sua zona de conforto, e sempre encontra algum tipo de limitação.

Falar em público é uma das coisas mais assustadoras que alguém pode fazer. Eu já fui do tipo de pessoa que ficava petrificada só de pensar na ideia de falar em público, entretanto, eu sempre tive interesse em ser um palestrante motivacional.

Meu primeiro discurso foi horrível, meus joelhos estavam bambos, estava suando muito e não conseguia parar de tremer. Mas eu fui lá e fiz de qualquer jeito, a sensação de medo foi horrível mas o fato de eu ter realizado o que eu queria foi maravilhoso.

Eu decidi continuar e hoje eu vivo como palestrante motivacional. Eu ainda fico nervoso quando estou em frente ao microfone, porém a sensação de felicidade ganha no fim das contas.

Faça uma lista de coisas que te dão medo, coisas que mesmo com medo você tem vontade de fazer. Monte um plano e arranje uma maneira de conseguir realizar essas tarefas. Nunca pare de fazer coisas que te assustam, não deixe sua vida cair na zona de conforto.

6. Comece a viver uma vida balanceada. 

Nossa saúde não será sempre a mesma. Fisicamente, emocionalmente e espiritualmente falando, você vai ficando mais devagar quando a idade chega. Nós podemos controlar como nós sentimos com relação a nossa mente e corpo entretanto.

Viver uma vida balanceada constrói resiliência em nosso corpo e mente, exercícios físicos são a melhor maneira de ter uma atitude positiva durante a vida.

Viver um vida saudável, bem balanceada com muito treino com certeza vai te dar uma sensação de propósito cumprido.

7. Encare os seus medos.

É muito fácil ignorar os nossos medos e esperar que em algum dia eles vão embora. Infelizmente, não é assim que funciona.

Se você quiser mudar a sua vida, será preciso encarar seus medos de frente. Nossos medos na maioria das vezes são somente pensamentos em nossas mentes, não são reais, mas com o tempo passamos a acreditar.

São os medos que temos que nos impedem de viver uma vida ao máximo, se você anda muito insatisfeito, desanimado e sem propósito, é sinal de que algum medo está tomando conta de você.

Uma vez que encaramos o medos de frente, nós pegamos o poder de volta e podemos escolher como vamos viver nossas vidas da melhor maneira possível.

8. Aceite a si mesmo.

A única pessoa responsável por mudar a sua vida é você mesmo! E para mudar de vida de verdade, você deve aprender a gostar de si mesmo.

Vão ter momentos onde você irá ser rejeitado, onde certas pessoas não vão gostar de você. Mas sabe de uma coisas? Se você focar em agradar todo mundo, no final não vai estar agradando ninguém. Aceite quem você é aprenda a amar você mesmo.

Se colocar para baixo só causa dor e sofrimento, desejar que as coisas poderiam ser diferentes só serve para gastar sua energia.

Encontre a coragem necessária para ser a mudança em sua vida, se ame, faça alguma coisa “louca” para se agradar. Não se preocupe com o que os outros irão pensar ou se você está fazendo a coisa certa. Se seu coração acha que é certo, simplesmente faça.

9. Viva o momento.

Todo mundo já teve aquele momento onde você achou que a grama do vizinho era mais verde. Em algum momento, nós chegamos no outro lado da cerca, e é então que descobrimos que não era do jeito que imaginávamos.

A motivação necessária para mudar vem do desejo de ser feliz, ficamos tão focados em procurar a felicidade que esquecemos de aproveitar o presente.

Nosso desejo de ser feliz é uma meta do futuro e não do presente. Não ficamos tão consumidos pelos problemas que esquecemos de apreciar a própria vida.

Sentar na praia, tomar um sorvete com nosso melhor amigo é um momento de felicidade. Seja grato e aprecie cada momento da sua vida, é sobre isso que é viver no momento, é estar focado em ser grato por ter pessoas para conversar, lugares para ir e coisas para fazer.

Nunca esqueça esses momentos.

10. A experiência do aprendizado.

Cada vez que você aprende algo novo, ganha mais conhecimento e com mais conhecimento irá se sentir mais confiante.

Aprenda a absorver o melhor de cada situação, seja flexível, você deve se sentir confortável com o desconhecido. Ler livros é uma excelente maneira de aprender. Para realmente absorver todo o conteúdo, não se esqueça que você deve praticar sempre.

Aprender é uma das coisas que dá sentido para nossa vida, você tem um chance nova todos os dias. Ficar parado esperando as coisas acontecerem ou correr atrás de novas oportunidades e do conhecimento, lembre-se, suas atitudes determinam onde você vai chegar.

Então, o que está esperando?

Comece a botar a mão na massa já!